Copa do Mundo de 1962 - Brasil é bicampeão


A história do Futebol



Copa do Mundo de 1962 - Brasil bicampeão



A Copa do Mundo de 1962 marcou a consagração do Brasil, que se tornou Bicampeão Mundial de futebol masculino. O título foi um pouco mais complicado do que o conquistado na Suécia quatro anos antes, mas não escapou das mãos tupiniquins.

A Copa do Mundo de 1962 foi disputada no Chile. Além do país-sede, ainda participaram da competição União Soviética, Ioguslávia, Uruguai, Colômbia, Alemanha Ocidental, Itália, Suíça, Brasil, Tchecoslováquia, México, Espanha, Hungria, Inglaterra, Argentina e Bulgária.
Pelé se lesionou ainda na primeira partida, mas coube a Garrincha carregar a nossa seleção até a Glória. Além de Garrincha, outros destaques do Brasil eram Didi, Nilton Santos, Djalma Santos, Vavá, Zagallo, que também estiveram no primeiro título em 1958.

A atuação de Garrincha foi tão espetacular, que na semifinal contra o Chile, ele foi expulso e a absolvição no Tribunal da Fifa tornou viável que ele estivesse em campo na final. Na decisão, o Brasil bateu a Tchecoslováquia do craque Masopust, que chegou a abrir o placar. Mas, com gols de Amarildo, Zito e Vavá a seleção virou, conquistando o planeta pela segunda vez.

O artilheiro da Copa do Mundo de 1962 foi o iugoslavo Dražan Jerkovic, com cinco gols. Um gol atribuído à ele, no entanto, o foi feito de maneira errada, e ele deveria ter terminado a Copa com os mesmos quatro gols de Garrincha e Vavá, (Brasil) Leonel Sánchez (Chile), Flórián Albert (Hungria) e Valentin Ivanov (União Soviética), que marcaram 4 gols cada no decorrer da Copa.



Resultados dos Jogos do Brasil:

Fase de Grupos:

Brasil 2 x 0 México
Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia
Brasil 2 x 1 Espanha

Quartas: Brasil 3 x 1 Inglaterra
Semi-finais: Brasil 4 x 2 Chile
Final: Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia

Ficha Técnica da Final

Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia (Estádio Nacional do Chile)




Gols do Brasil no jogo: Amarildo, Zito e Vavá
Público: 68.679 pessoas
Árbitro: Latychev (União Soviética)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

Ferencváros x Ujpést: O dérbi da Hungria