Grandes Times: o Real Madrid de 1955-1960

A história do Futebol

O primeiro grande time internacional da história do futebol surgiu na década de 50. Se antes, grandes equipes até surgiam, mas ficavam restritas às suas limitações locais, coube ao Real Madrid daquele tempo a missão de quebrar estas barreiras. A equipe entrou para a história ao conquistar cinco vezes consecutivas a Liga dos Campeões, entre a segunda metade da década de 1950, e o começo dos anos de 1960.

Para se ter uma idéia do feito que o Real Madrid alcançou, desde que a Copa dos Campeões virou UEFA Champions League, no começo dos anos de 1990,  não temos um Bicampeão consecutivo do torneio. Os  feitos daquela grande equipe foram forjados e planejados dentro da cabeça de um Homem: Santiago Bernabéu. Ele assumiu a presidência do Real em 1945, quando o clube vivia um jejum, que vinha desde 1933, ano da última conquista até então do Campeonato Espanhol. Além disto, o clube foi um dos mais pela Guerra Civil Espanhola e o começo da ditadura do General Franco. O primeiro passo para tornar o Real forte, foi reorganizar a estrutura Física e o patrimônio. O Estádio Chamartín (que hoje leva o nome de Santiago Bernabéu), passou por uma grande reforma, junto com o CT do clube. Com uma Estrutura moderna, o Real Madrid se tornou referência Mundial, e começou uma Dinastia. Ao contrário de clubes como Barcelona e Athletic Bilbao, que dão preferência a ter em seus times jogadores nascidos em suas regiões (embora o Barcelona ao contrário do Bilbao, venha desde os anos 50 mesclando Catalães e Forasteiros), Santiago Bernabéu foi buscar Craques em todo o Mundo, com a idéia de formar uma verdadeira seleção Mundial. E chegou bem perto disto: nomes de ponta na época, como Alfredo Di Stéfano, Héctor Rial, Raymond Kopa, Ferenc Puskás e José Santamaría desembarcaram em Madrid, no que seria na prática uma Prévia da equipe Gálactica, montada quase 50 anos depois. Logo não demorou para os Títulos começarem à vir. Os merengues encerraram um jejum de duas décadas ao conquistar La Liga na temporada 1953/54. O time ainda conquistou quatro vezes o Campeonato Espanhol na década de 1950.

Numa época em que praticamente só haviam os Campeonato regionais e Nacionais, e a maioria das tentativas de se formar um novo torneio Internacional de clubes geravam não eram bem sucedidas, ficava difícil para aquela equipe marcar época e fazer mais do que outros, como por exemplo o Torino dos anos 1940, ou o Honved do começo dos anos de 1950 haviam feito. A partir daí, tivemos o nascimento de uma nova competição na Europa: A Copa dos Campeões. A ideia da Taça da Europa nasceu nos pensamentos do jornalista francês Gabriel Hanot, editor do jornal francês L'equipe. Ele tinha a ideia de que a Europa deveria ter uma competição continental entre clubes, onde os melhores times do continente pudessem medir forças entre si, determinando quem era o melhor. A vontade surgiu a partir de torneios amistosos menores, como já havia acontecido anos antes, quando o Wolwerhampton venceu o Honved e se declarou Campeão Mundial.

Sabedor do timaço que o Real Madrid tinha, com grandes chance de sair vencedor, Santiago Bernabéu, conseguiu junto com dirigentes de outros clubes, convencer a UEFA a organizar uma competição oficial com os campeões dos principais países do continente. Foi criada então, em 1955, a Copa dos Campeões Europeus. A primeira edição do torneio reuniu 16 clubes, e teve a sua final na França, no estádio Parc des Princes, em Paris. O campeonato foi todo disputado em mata-mata, e teve em sua final, o Real Madrid como Campeão. Os merengues derrotaram o forte time do Stade Reims, campeão da Ligue 1 da França por 4 X 3 na final, em atuação emblemática de um dos maiores gênios da história do futebol, Alfredo Di Stéfano, para ficar com a taça da Copa dos Campeões, em sua  edição inaugural.

O Real ainda conquistaria mais quatro vezes na sequência a Liga dos Campeões, e daria com este time o canto do cisne em 1966, onde venceu o Partizan na final e ficou com o Hexa. Passaria 32 anos sem vencer a competição, mas entre 1998 e 2016, o fez 5 vezes. Hoje o Real tem 11 Champions, é hegemônico na Europa e em seu país. Toda a grande história tem um começo, e o começo das glórias merengues se deu nos sonhos de um idealizador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

A história da Copa Challenge International du Nord