Al Ahly x Zamalek: o dérbi egípcio

Al Ahly x Zamalek: o dérbi egípcio


Al Ahly x Zamalek: o dérbi egípcio 


A série sobre as grandes rivalidades do futebol europeu tem feito muito sucesso entre os leitores do nosso site, e MUITOS deles nos pediram por e-mail que nós apresentássemos uma exceção, trazendo também a história do dérbi do Cairo. De todos os grandes dérbis de fora do eixo Europa-América Latina, nenhum chama tanto a atenção do planeta bola, como o dérbi egípcio, ou dérbi do Cairo, disputado entre Al Ahly e Zamalek, os dois maiores clubes do Egito, e dois dos maiores do continente africano.

A cidade do Cairo é a maior da África, tendo sido fundada em 116 a.C., e contando hoje com quase oito milhões de habitantes. Ela foi o centro de várias batalhas no decorrer da história, especialmente por conta de sua localização, mas hoje, é palco entre estes dois gigantes. É sabido que o Al Ahly possui a maior torcida do Egito e da África, e provavelmente o Zamalek seja ao menos uma das cinco maiores legiões de torcedores. O Al Ahly também é reconhecido como o maior clube africano, e seu nome significa, traduzindo por cima, "Nacional". Ele foi fundado em 1907, enquanto o Zamalek surgiu em 1911, e chegou a ser chamado de Kasr-El Nil Club, Mokhtalat e King Farouk. Enquanto os torcedores do Al Ahly são conhecidos como os "Red Devils", os do Zamalek levam o apelido de "White knights". As duas agremiações dividem o Estádio Internacional do Cairo.

Desde os primórdios, as duas equipes disputam a hegemonia local, e especialmente após o surgimento da Premier League Egípcia, a rivalidade foi ampliada. O primeiro jogo entre os dois ocorreu em 1917, e teve o Al Ahly vencendo por 1 a 0. De lá para cá, são quase 200 jogos, com retrospecto favorável ao Al Ahly. O Al Ahly tem como maiores glórias os oito títulos de Campeão africano, que lhe renderam várias participações no Mundial de clubes, e um título do Campeonato Afro-Asiático de Clubes, conquistado em 1989, além de 39 títulos egípcios, 36 títulos da Copa do Egito, 9 Supercopas nacionais e seis continentais, cinco Copas das Confederações, e uma Liga dos Campeões Árabes. Já o Zamalek soma  12 títulos nacionais, 25 Copas do Egito e 2 Supercopas Egípcias. Também soma 5 títulos da Liga dos Campeões da CAF, 3 da Supercopa Africana, 1 da Copa das Confederações da CAF, duas taças do Campeonato Afro-Asiático de Clubes, asseguradas em 1988 e 1997.

A paixão das torcidas já protagonizou episódios tristes, sendo a tragédia de Port Said, a maior delas. Ela ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2012, após uma partida entre o Al-Masry e o Al-Ahly no Estádio de Port Said. Pelo menos 79 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas, depois de milhares de torcedores invadirem o campo, por conta de uma derrota do Al Ahly para o Al-Masry por 3 a 1, naquele que é o mais triste episódio da história do futebol egípcio, e em nada lembra os grandes espetáculos já produzidos pelo futebol local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

A história da Copa Challenge International du Nord