Standard Liége x Anderlecht: o dérbi Belga

Standard Liége x Anderlecht: o dérbi Belga




Em 2015, o mundo viu a maneira como a torcida do Standard Liége encarou a ida do meia Defour para o rival Anderlecht. Um bandeirão com o atleta decapitado foi exibido pela torcida do clube, mostrando o quanto a rivalidade entre as equipes é grande.

A rivalidade entre Standard Liége e Anderlecht é muito forte, especialmente por conter um forte cunho cultural, político e até religioso. A eterna disputa entre os Flamengos, representados aqui pelo Anderlecht, e Valônios, representados pelo Standard, aquece os motores deste dérbi, e alimenta o ódio entre as torcidas.

O Anderlecht, é o clube mais vitorioso da Bélgica, e representante principal da capital. Ele foi fundado em 1908, por treze amigos, que estavam dispostos a fundar um novo clube para praticar o esporte que tanto amavam. Em 1933, o clube, que havia ascendido à primeira divisão em 1925, foi condecorado com a condição de Sociedade Real, e passou a se chamar Royal Sporting Club Anderlecht.

O primeiro título nacional dos roxos veio apenas na temporada 1946-1947, depois de algumas épocas batendo na trave. Porém, depois deste sucesso, a agremiação não parou mais de obter vitórias, somando entre 1947 e 1974, 16 títulos de Liga Nacional. O Anderlecht é também o único clube belga a ser pentacampeão consecutivo do país, e o com maior número de títulos continentais, sendo ao lado do Mechelen, as únicas equipes belgas a terem em sua sala de troféus taças internacionais. O primeiro título da Copa da Bélgica veio em 1965, sendo também ano do primeiro doblete na sua história.

Na segunda metade dos anos de 1970, o Anderlecht viveu um pequeno jejum de títulos nacionais, mas compensou com taças continentais. Em 1976, o Anderlecht conquistou a Recopa Europeia, ao vencer o West Ham por 4 a 2 na grande decisão, conquistando no mesmo ano a Supercopa Europeia contra o Bayern München, após perder por 2 a 1 em Munique, e vencer por 4 a 1 em Bruxelas. Em 1977, os roxos chegaram novamente na final da Recopa Europeia, mas acabram derrotados pelo Hamburgo por 2 a 0.

Em 1978, o Anderlecht alcançou o bicampeonato da Recopa Europeia, após derrotar o Austria Wien por 4 a 0 na decisão. Posteriormente, repetiu o sucesso na Supercopa Europeia, derrotando o Liverpool em Bruxelas por 3 a 1, e perdendo por 2 a 1 na Inglaterra. Anos depois, o Anderlecht conquistou a Copa da UEFA 1982-1983, após bater o Benfica na final. Ainda ficou perto do bicampeonato, chegando novamente na final da temporada seguinte, mas perdendo para o Tottenham nos pênaltis.

Hoje, o Anderlecht é disparado o clube mais vitorioso da Bélgica, com cerca de 60 títulos no total. São 33 conquistas no Campeonato Belga, 9 Copas da Bélgica, 12 Supercopas da Bélgica, 1 Copa da Liga Belga, 1 Copa da UEFA, 2 Recopas da Europa e 2 Supercopas da Europa. Os roxos atuam em seus jogos como mandantes no Constant Vanden Stock, que tem capacidade para 28.361 torcedores.

Fundado em 1898 por estudantes do colégio Saint Servais, o Standard Liége disputa hoje com o Club Brugge a condição de segunda força do futebol belga. O clube vermelho e branco disputa desde o começo do Século XX a elite belga, tendo passado apenas um pequeno período na segundona do país.

Hoje, o Standard soma em suas conquistas 10 campeonatos belga, 6 Copas da Bélgica, 1 Copa da Liga Belga e 4 Supercopas de Bélgica. O clube manda os seus jogos no Estádio Maurice Dusfrasne, conhecido como "Sclessin", com capacidade para 30.143 torcedores.

O Club Brugge, é o maior campeão da Supercopa da Bélgica, com 14 títulos, e da Copa da Bélgica, com 11 taças, ainda tendo 14 conquistas de campeonato belga. Ele também é o único clube belga a já ter chegado em uma final de Copa/Liga dos Campeões da UEFA, o tendo feito em 1978, quando foi derrotado pelo Liverpool. Com o tempo, porém, assumiu uma condição maior de rivalidade com o Cercle Brugge e o Gent, deixando hoje a condição de clássico nacional para Standard e Anderlecht.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

A história da Copa Challenge International du Nord