Guia da Copa do Mundo 2018: Costa Rica

Guia da Copa do Mundo 2018 Costa Rica


A Costa Rica quadrifinalista da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, entrou para a história. Muito bem armados em um 5-4-1 pelo técnico colombiano Jorge Luis Pinto, os Ches apresentavam solidez defensiva, e argumentos em fases ofensivas. Para 2018, a equipe parece menos competitiva, mas merece respeito, e atenção.

Óscar Ramírez substituiu Jorge Luis Pinto como técnico, e fez uma boa campanha nas Eliminatórias da Concacaf, sem dificuldades para se garantir na Rússia, obtendo a vaga quando ainda faltavam duas partidas para o final. Ramírez manteve o sistema 5-4-1 que Pinto usava, mas hoje aposta bem mais em Bryan Ruiz (do Sporting), nas fases ofensivas, ao contrário do time de 2014, que jogava muito com Ruiz, mas também demais com o veloz Campbell. O goleiro do Real Madrid, Keylor Navas é o jogador mais famoso do elenco. O time foi semifinalista da Copa Ouro em 2017.

O time joga num ritmo alto, marcando por por encaixes, com perseguições curtas, e linhas altas. Assim, se um marcador é batido, há espaços em suas costas, o que deixa o time defensivamente pouco sólido. O time encaixa o pressing ao perder a bola, e zagueiros sobem para cobrir, deixando campo aberto, que pode ser devastado em transição. O modelo de jogo altamente propositivo e de iniciativa era necessário para competir na Concacaf, mas fora dela, não deverá dar bons resultados.

Para atacar, a Costa Rica, como dito, aposta demais em jogo direto no ótimo Brian Ruiz e em Ureña, com laterais muitas vezes jogando por dentro, e extremos abrindo. O jogo direto só não é menos eficaz, por Brian Ruiz já estar acostumado a lutar contra o planeta, e geralmente entregar algo positivo. A boa novidade com relação ao Mundial de 2014, é Bryan Oviedo, que entrega mais qualidade na saída rápida pela esquerda. Na direita, Gamboa guarda mais posição, enquanto Guzmán e Borges formam a dupla de volantes, por trás de Ruiz.



Sistema tático: 5-4-1

Destaque: Keylor Navas (Real Madrid)

A esperança:  Marco Ureña (San José Earthquakes)

Treinador: Óscar Ramírez



Time-base: Navas; Waston, Acosta e Calvo; Gamboa, Guzmán, Borges, Bryan Ruiz e Oviedo; Bolaños e Ureña.



Lista de convocados para a Copa do Mundo 2018:



Goleiros: Keylor Navas (Real Madrid, ESP), Leonel Moreira (Herediano) e Patrick Pemberton (Alajuelense).

Defensores: Cristian Gamboa (Celtic, ESC), Ian Smith (Nörrkoping, SUE), Ronald Matarrita (New York City, EUA), Bryan Oviedo (Sunderland, ING), Óscar Duarte (Espanyol, ESP), Giancarlo González (Bologna, ITA), Francisco Calvo (Minnesota United, EUA), Kendall Waston (Vancouver Whitecaps, CAN) e Johnny Acosta (Águilas Doradas, COL).

Meio-campistas: David Guzmán (Portland Timbers, EUA), Yeltsin Tejeda (Lausanne, SUI), Celso Borges (Deportivo de La Coruña, ESP), Randall Azofeifa (Herediano), Rodney Wallace (New York City, EUA), Bryan Ruiz (Sporting, POR) e Christian Bolaños (Saprissa).

Atacantes: Daniel Colindres (Saprissa), Johan Venegas (Saprissa), Joel Campbell (Betis, ESP) e Marco Ureña (Los Angeles FC, EUA).







Imagem: Fifa.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

A história da Copa Challenge International du Nord