Maccabi x Hapoel: o dérbi de Tel Aviv

Maccabi x Hapoel: o dérbi de Tel Aviv


Israel não é uma potência futebolística, e foi bastante prejudicada por, apesar de ser um país asiático, ter sido jogado pela FIFA para a zona da UEFA, onde estão as seleções europeias. Se o país outrora frequentava as Copas, como europeu isto virou algo raro, embora vez que outra alguma equipe israelense consiga participar da fase de grupos da Champions, ou da Europa League. Duas delas são Maccabi Tel Aviv e Hapoel Tel Aviv, dois dos mais tradicionais clubes do país, que fazem o famoso dérbi de Tel Aviv, com rivalidade forte no futebol e nos basquete.

Israel surgiu como estado em 1948, e foi concentrado na zona asiática da FIFA. Tanto que, Maccabi e Hapoel Tel Aviv chegaram a ser campeões da Champions asiática. Contudo, aos poucos a rivalidade entre Israel e os países árabes, foi se complicando. Em 1958, por exemplo, Israel conseguiu jogar o play-off de classificação para a Copa do Mundo, após não ter adversários, pois todos os rivais boicotaram as eliminatórias por conta de sua presença. Anos depois, o país foi desfederado da AFC, e por alguns anos chegou até a jogar na Oceania, até ser integrado á UEFA, em 1994.

De certo modo, Maccabi e Hapoel Tel Aviv fazem o maior dérbi de uma cidade asiática, mas jogam uma liga europeia. Ao lado do Maccabi Haifa, são os maiores clubes de Israel, embora o projeto do Hapoel Beer Sheva  venha crescendo recentemente. O Maccabi Tel Aviv foi fundado em 1906, enquanto o Hapoel Tel Aviv surgiu em 1923. O primeiro jogo entre as equipes ocorreu em 25 de fevereiro de 1928, um amistoso, com o Maccabi ganhando por 3 a 0. Enquanto um lado, o Hapoel, tem tendências políticas de esquerda e sonha com um estado lacro, o Maccabi tem tendências de centro-direita, e é judaico. Entre os dois clubes se concentram 33 campeonatos e 37 copas nacionais. O primeiro jogo pela liga israelense entre as equipes foi jogado em 19 de dezembro de 1931, e teve um empate em 1 a 1.

Ao redor dos anos, vários episódios de violência foram vistos em alguns dérbis, embora a paz tenha dado lugar ao ódio na maioria dos duelos recentes. O espetáculo apresentado por ambas as torcidas, é sempre um show à parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

A história da Copa Challenge International du Nord