Jogo de Posição e Ataque posicional: a diferença entre os dois

Jogo de Posição e Ataque posicional: a diferença entre os dois


O Jogo de Posição é um conceito muito amplo, e por vezes, confundido com o jogo de possessão, ou mesmo o "Jogo bonito", um conceito social, que varia muito para cada amante do bom futebol. O “guardiolismo” ganhou o cenário, inclusive da mídia, no Brasil e no Mundo. Guardiola utiliza o Jogo de Posição, e por vezes, qualquer ataque posicional organizado é confundido com o JdP. O futebol de Guardiola é bonito, mas nem todo futebol bonito é Jogo de Posição.

Desde o começo do processo de consolidação do futebol, o jogo ganhou um conceito de quatro fases: a defesa posicional, o ataque posicional a transição defensiva, e a transição ofensiva. No ataque posicional, os jogadores de um time se posicionam para atacar o rival, algo que já era feito antes mesmo do surgimento das novas regras do impedimento do futebol, realizadas na década de 1920. O WM ficou conhecido como o primeiro sistema tático do futebol, e surgiu com a necessidade de atacar em um campo que ficava com comprimento diferente do que era antes. Era necessário organizar funções e posições, para cobrir este campo. O treinador inglês Herbert Chapman, ainda no time do Northampton Town, foi o primeiro a trabalhar o jogo associativo, onde os jogadores precisavam interagir para progredir em campo, e não simplesmente lançar e correr com a bola. O futebol ficava mais distante do Rugby e suas variações, e ganhava cada vez mais identidade própria. Chapman treinou depois o Arsenal, na mesma época em que os jogadores passaram a ser colocados em posições delimitadas no futebol inglês.

O jogo de posse de bola havia surgido ainda no século XIX, na Escócia, e de lá foi levado para o leste da Europa, onde se desenvolveu em países como a Hungria, e a Áustria. Os passes curtos, viraram um símbolo da seleção da Áustria dos anos 30, o “Wunderteam”. Os jogadores eram dispostos com funções em campo. O craque do time, Sindelar, era um “falso 9”, por exemplo. Os jogadores não tinham de estar em uma posição, mas tinham liberdade para circular em campo. Era importante chegar, não estar.

O jogo de Posição


No Jogo de Posição, a bola vai às posições, e não os jogadores vão até a bola. Ou seja, os jogadores atuam dentro de uma determinada localização em campo, e lá esperam a bola chegar. Os apoios existem, mas são entre posições. As bases do jogo de Posição estão no “Futebol Total” de Rinus Michels, e Johan Cruyff.

O futebol foi levado à Holanda pelos ingleses, e o próprio Ajax, maior clube do país, tem forte influência britânica. O inglês Jack Reynolds, comandou o clube entre 1915 e 1947, e era um seguidor da filosofia de Champanhe. Na sequência, Vic Buckingham assumiu o clube de Amsterdam, implantando um futebol possessivo, que era praticado desde as categorias de base. Mais tarde, em 1965, Rinus Michels assumiu o comando do Ajax, na mesma época em que o conceito do funcionamento orgânico tomava Amsterdam. A cidade era absolutamente planejada. Cada ponto dela era feito para o seu bom funcionamento, e dos outros. Estava ali a base do "Futebol Total". Os jogadores teriam em campo menos liberdade de ação, para que o coletivo funcionasse melhor.

Michels passou para Cruyff o conceito de futebol orgânico, e com ele o controle do espaço, a base do futebol total. O futebol não era ali vencido pelo controle das ações e do tempo. Eles eram as ferramentas para controlar o espaço, e a partir daí buscar o objetivo final, que é a vitória. Os movimentos em campo eram sistêmicos, o que levou à criação de um novo tipo de jogo, elaborado por Cruyff no Ajax, e evoluído posteriormente por seu desafeto Louis van Gaal, seu sucessor no clube: O “Jogo de Posição”. Foi elaborado o conceito do “terceiro homem”, a segunda linha de passe, o homem livre por trás da linha defensiva, da marcação rival. Na prática, no ataque com Jogo de Posição, os jogadores se movimentam em função do espaço, enquanto no ataque "tradicional", móvel, a movimentação dos jogadores se dá mais em função da bola. Também é possível, fazer um ataque com características entre o jogo posicional e móvel.

Cruyff passou a usar no Ajax o sistema 3-4–3, com um losango no meio. Assim como a Argentina de 1986, usava o sistema com três zagueiros para marcar dois atacantes, já que a maioria dos times no planeta jogava em 4-4-2/4-2-2-2 nesta época. Posteriormente, Cruyff assumiu o comando do Barcelona, e por lá, foi campeão europeu em 1992, usando um 3-4-3, onde fazia a busca pelo controle do espaço, e da progressão orgânica em campo, pensando em evoluir sempre em vantagem, e não com ações. Em 1995, Louis van Gaal foi campeão europeu com o Ajax praticando um Jogo de Posição puro, também em 3-4-3, e posteriormente, também assumiu o comando do Barcelona. Não teve o maior dos sucessos. As suas idéias de jogo entraram em atrito com nomes como Rivaldo e Riquelme, dois dos melhores jogadores do planeta. Mediapuntas, que não estavam dispostos a jogar apenas na extrema, e não tinham como recuar para virar mediocentros. Posteriormente, o Jogo de Posição seguiu evoluindo no Barcelona, pelas mãos de Frank Rijkaard e Pep Guardiola, atletas que foram moldados por Cruyff e LvG.

Para o jogo de posição fluir plenamente, é necessário que os jogadores saibam onde estarão seus companheiros, que os laterais e/ou os extremos estejam dando amplitude como opções de passe pelos lados do campo, e ao menos um jogador sempre esteja livre, para gerar linhas de passe, o supracitado "homem livre". Também é necessário que todos os atletas tenham a condição de conduzir e passar a bola, sejam passes longos ou curtos, mas é fundamental que os mesmos saibam o momento de produzir cada ação. A intenção é sempre gerar superioridade na zona da bola, evitando que o marcador que venha a gerar pressão tenha facilidade e encontre seus adversários desapoiados. Não por meio de deslocamentos, mas do avanço orgânico. Já a partir deste jogo se produzem as conhecidas triangulações, que ao lado da condução de bola são as maiores armas para se superar as linha de marcação. Como a equipe precisa atacar junta (algo fundamental no jogo de posição), também estará junta quando perder a bola, facilitando a pressão pós perda, a transição defensiva e a retomada da bola. A posse de  bola, quando objetivo, é uma filosofia de jogo por si só, e surge como consequência de um trabalho de equipe, e jamais será de fato improdutiva. Por mais que a posse não seja improdutiva, ela pode não ser de fato contundente, seja por méritos de quem defende, ou por deméritos da equipe que pratica o jogo de posição. 

Além de Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, os times de Guardiola, e do Ajax, o Borussia Dortmund de Klopp, Tuchel e Bosz, o Liverpool de Klopp, o Rayo Vallecano de Paco Jemez, o Betis de Quique Setien, o Swansea de Laudrup, o Hoffenheim de Julian Nagelsmann, e mesmo o Real Madrid e a Internazionale de José Mourinho, que trabalhou com van Gaal no Barcelona, praticaram recentemente o Jogo de Posição.  Aí, estão alguns exemplos de equipes que usaram o jogo de posição de maneira mais objetiva e direta. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

A história da Copa Challenge International du Nord

Superliga Europeia: Uma Nova Era para o Futebol?