Copa do Mundo 1954: Tudo sobre a quinta edição do torneio de futebol mais importante do mundo

Imagem: FIFA


A Copa do Mundo de 1954 foi a primeira Copa do Mundo televisionada, a primeira que o Brasil usou a camisa amarela, e a que teve a maior media de gols até hoje: 5,38 gols por jogo. Ela foi a quinta edição do torneio de futebol mais prestigiado do mundo. O campeonato foi realizado na Suíça, entre 16 de junho e 4 de julho de 1954, e contou com a participação de 16 equipes de diferentes partes do mundo. A competição foi marcada por muitas surpresas e reviravoltas, tornando-se uma das mais emocionantes da história do futebol.

A seleção brasileira, liderada por Nilton Santos e Didi, chegou à Suíça como uma das favoritas para vencer o torneio. No entanto, o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final pela Hungria, que se tornaria a grande sensação do campeonato. A Hungria, liderada pelo lendário atacante Ferenc Puskás, venceu todos os seus jogos até a final, onde enfrentou a Alemanha Ocidental.

A final da Copa do Mundo de 1954 foi disputada em Berna, na Suíça, e foi marcada por uma das maiores surpresas da história do futebol. A Alemanha Ocidental, que havia perdido para a Hungria na fase de grupos por 8 a 3, venceu a final por 3 a 2, conquistando o seu primeiro título mundial. A vitória da Alemanha Ocidental foi uma grande reviravolta, e ficou conhecida como o "Milagre de Berna".


Sede e Estádios



A Copa do Mundo de 1954 foi realizada na Suíça, sendo a primeira vez que o torneio foi sediado em um país da Europa Central. O evento foi organizado em quatro cidades suíças: Berna, Genebra, Lausanne e Zurique.

Ao todo, foram utilizados seis estádios para os jogos da Copa do Mundo de 1954. O Estádio Wankdorf, em Berna, foi o palco da final do torneio. O estádio tinha capacidade para 65 mil espectadores e foi construído em 1925.

Os outros estádios utilizados na competição foram o Charmilles, em Genebra, com capacidade para 30 mil espectadores, o La Pontaise, em Lausanne, com capacidade para 45 mil espectadores, o Hardturm, em Zurique, com capacidade para 27 mil espectadores, o Hardturm, em Zurique, com capacidade para 27 mil espectadores, e o Espenmoos, em St. Gallen, com capacidade para 19 mil espectadores.

Os estádios foram adaptados e reformados para a competição, com o objetivo de atender aos padrões internacionais de futebol. Além disso, a Suíça investiu em infraestrutura, construindo novos hotéis e melhorando as estradas e ferrovias para facilitar o transporte dos torcedores.

A escolha da Suíça como sede da Copa do Mundo de 1954 foi um marco para o país, que conseguiu se posicionar como um destino turístico e esportivo de destaque na Europa.


Equipes Participantes



A Copa do Mundo de 1954 contou com a participação de 16 equipes de diferentes partes do mundo. As equipes foram divididas em quatro grupos de quatro equipes cada um. Com 16 seleções participantes, tivemos a participação de 12 seleções Européias e mais Brasil, Uruguai, México e Coréia do Sul na disputa. Esta Copa foi muito mais bem organizada que as outras, e já começava a ganhar os ares de grande competição, contando com Eliminatórias disputadas em dois anos e tudo. Ainda faltava a Argentina na disputa, mas as outras seleções de ponta já estavam brigando pelo trono do futebol Mundial.

As equipes participantes foram as seguintes:

Grupo 1: Brasil, México, Iugoslávia e França
Grupo 2: Uruguai, Escócia, Áustria e Tchecoslováquia
Grupo 3: Hungria, Coréia do Sul, Alemanha Ocidental e Turquia
Grupo 4: Inglaterra, Bélgica, Suíça e Itália

Cada equipe teve que jogar três partidas na fase de grupos, sendo que cada grupo tinha dois cabeças-de-chave. As duas melhores equipes de cada grupo avançaram para as quartas de final.

A Hungria foi a equipe mais forte da competição, tendo nomes como Puskás, Kocsis, Czibor & Cia. Na Hungria, este time era chamado de A Equipe de Ouro, e tinha como base o Honved, que dominava o Futebol Europeu. Um ano antes da Copa, os húngaros surpreenderam o mundo do futebol com uma vitória por 6 a 3 sobre a Inglaterra, em Wembley.

A Hungria era realmente a favorita para ganhar a Copa do Mundo em 1954, especialmente depois de ganhar do Brasil nas quartas-de-final e do atual campeão Uruguai nas semifinais (detalhe: esta foi a primeira derrota do Uruguai em Copas). Mas, na decisão, acabou surpreendida e derrotada pela Alemanha Ocidental em Berna, perdendo por 3x2.

8. Hungary 1950-1956
Imagem: FIFA




Na disputa da Copa do Mundo em si, no Grupo A, a Iugoslávia venceu a França por 1 a 0 e o Brasil derrotou o México por 5 a 0, no dia 16 de junho daquele ano. No dia 19 de junho, o Brasil empatou com a Iugoslávia por 1 a 1, e a França venceu o México por 3 a 2.

No Grupo B, a Hungria derrotou a Coreia do Sul por 9 a 0, e a Alemanha Ocidental venceu a Turquia por 4 a 1, em 17 de junho. No dia 20 de junho, a Hungria venceu a Alemanha Ocidental por 8 a 3 e a Turquia derrotou a Coreia do Sul por 7 a 0. Em 23 de junho, houve um jogo de desempate no qual a Alemanha Ocidental venceu a Turquia por 7 a 2.

No Grupo C, a Áustria venceu a Escócia por 1 a 0, e o Uruguai derrotou a Tchecoslováquia por 2 a 0, em 16 de junho. No dia 19 de junho, a Áustria venceu a Tchecoslováquia por 5 a 0, e o Uruguai derrotou a Escócia por 7 a 0.

No Grupo D, a Inglaterra empatou com a Bélgica por 4 a 4, e a Suíça venceu a Itália por 2 a 1, em 17 de junho. No dia 20 de junho, a Inglaterra venceu a Suíça por 2 a 0, e a Itália derrotou a Bélgica por 4 a 1. Em 23 de junho, houve um jogo de desempate no qual a Suíça venceu a Itália por 4 a 1.

Depois de uma fase de grupos bem disputada, os jogos das quartas-de-final da Copa do Mundo de 1954 foram emocionantes. No dia 26 de junho, a Áustria venceu a Suíça por 7 a 5, enquanto o Uruguai derrotou a Inglaterra por 4 a 2. No dia seguinte, 27 de junho, a Hungria venceu o Brasil por 4 a 2, e a Alemanha Ocidental derrotou a Iugoslávia por 2 a 0. Nas semifinais, no dia 30 de junho, a Hungria venceu o Uruguai por 4 a 2. Alguns dias depois, em 3 de julho, a Áustria derrotou o Uruguai por 3 a 1.

A final da Copa do Mundo de 1954 foi realizada no Estádio Wankdorf em Berna, onde 60 mil espectadores assistiram ao confronto entre a Alemanha Ocidental e a Hungria. Este jogo foi uma revanche da primeira fase, na qual a Hungria havia derrotado a Alemanha por 8 a 3. A Hungria, que estava invicta há 32 jogos, era a favorita para vencer, mas enfrentou duas partidas difíceis antes da final.

No dia da partida, começou a chover, o que na Alemanha é conhecido como “Fritz-Walter-Wetter” (tempo de Fritz Walter), pois acreditava-se que o capitão da equipe alemã, Fritz Walter, jogava melhor na chuva devido a uma malária que contraiu quando jovem. Adi Dassler, proprietário da Adidas e fornecedor de equipamentos esportivos para a seleção alemã, forneceu chuteiras com cravos intercambiáveis, que se adaptavam melhor ao campo molhado.

A final viu Ferenc Puskás jogar mesmo não estando em sua melhor forma. Mesmo assim, ele colocou a Hungria à frente do placar com um gol aos 6 minutos de jogo, e Zoltán Czibor ampliou a vantagem dois minutos depois. No entanto, a Alemanha reagiu rapidamente com um gol de Max Morlock aos 10 minutos e um empate de Helmut Rahn aos 19 minutos.

No segundo tempo, a Hungria desperdiçou várias oportunidades de gol. A Alemanha, por outro lado, controlou o jogo e foi recompensada quando Rahn marcou seu segundo gol da partida, dando a liderança aos alemães a apenas seis minutos do final. Puskás ainda marcou um gol, mas foi anulado por impedimento.

A Alemanha foi premiada com a Taça Jules Rimet e o título de campeã da Copa do Mundo, enquanto a torcida cantava o hino nacional alemão. Na Alemanha, essa partida é conhecida como o Milagre de Berna, e um filme baseado nessa história foi lançado em 2003. Para a Hungria, a derrota foi um desastre, e o declínio do futebol húngaro começou apenas dois anos depois, com a Revolução Húngara.

Kocsis, da Hungria, marcou 11 gols na Copa, superando o recorde anterior de 9 gols de Ademir de Menezes na Copa anterior. No entanto, seu recorde seria quebrado na próxima Copa por Just Fontaine, que marcou 13 gols.


Esta derrota na final, foi só a primeira derrota da Seleção húngara, em 50 partidas entre 1950 e 1956. Vale ressaltar, no entanto, a força da Alemanha, que começava ali uma dinastia no Futebol.



Resultados da Copa do Mundo de 1954:



Grupo A

16/06 Iugoslávia 1 x 0 França
16/06 Brasil 5 x 0 México
19/06 Brasil 1 x 1 Iugoslávia
19/06 França 3 x 2 México


Grupo B


17/06 Hungria 9 x 0 Coreia do Sul
17/06 Alemanha Ocidental 4 x 1 Turquia
20/06 Hungria 8 x 3 Alemanha Ocidental
20/06 Turquia 7 x 0 Coreia do Sul
23/06 *jogo desempate Alemanha Ocidental 7 x 2 Turquia


Grupo C


16/06 Áustria 1 x 0 Escócia
16/06 Uruguai 2 x 0 Tchecoslováquia
19/06 Áustria 5 x 0 Tchecoslováquia
19/06 Uruguai 7 x 0 Escócia


Grupo D


17/06 - Inglaterra 4 x 4 Bélgica
17/06 - Suíça 2 x 1 Itália
20/06 - Inglaterra 2 x 0 Suíça
20/06 - Itália 4 x 1 Bélgica
23/06 - *jogo desempate Suíça 4 x 1 Itália


Quartas

26/06 - Áustria 7 x 5 Suíça
26/06 - Uruguai 4 x 2 Inglaterra
27/06 - Hungria 4 x 2 Brasil
27/06 - Alemanha Ocidental 2 x 0 Iugoslávia


Semifinal

30/06 - Hungria 4 x 2 Uruguai
03/07 - Áustria 3 x 1 Uruguai


Final:


Alemanha 3 x 2 Hungria


Escalações:


Copa do Mundo 1954 - Alemanha pela primeira vez campeã


Alemanha: Turek; Kohlmeyer, Posipal, Liebrich; Morlock, Walter, Mai, Schaefer, Walter e Rahn. Técnico: Sepp Herberger.

Hungria: Grosics; Buzanszki, Lorant, Lantos, Zakarias, Toth, Bozsik, Hidegkuti, Puskas, Kubala e Czibor. Técnico: Gusztav Sebes.

Gols: Puskas e Czibor (Hungria); Morlock e Rahn 2x (Alemanha).

Artilheiro: Kocsis (Hungria) – 11 gols.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os Campeões do Mundial de Clubes (1960 - 2022)

Diego Armando Maradona: a história da lenda argentina

Ferencváros x Ujpést: O dérbi da Hungria